sábado, 7 de agosto de 2010

NOTA PÚBLICA DA SECUT

Jequié – BA, 06 de agosto de 2010.

NOTA PÚBLICA DA SECRETARIA DA CULTURA E TURISMO DE JEQUIÉ - SECUT

Aos artistas jequieenses e sociedade civil em geral,

Gostaríamos de saudá-los e dizer que em uma das frequentes visitas à alguns blogs locais nos deparamos com o manifesto de um dos mais expressivos diretores de teatro da nova geração em Jequié, Thiago Barbosa.

Como dito por ele próprio, o projeto de montagem teatral do diretor em questão, de título “De Volta aos Anos 50” foi um dos dois projetos contemplados no Edital “A Escola Vai ao Teatro”, publicado em 2009 pela Prefeitura de Jequié, por meio desta Secretaria da Cultura e Turismo – Diretoria de Gestão Cultural, Programas e Projetos.

Temos a informar que esta Secretaria da Cultura e Turismo, para elaboração do Edital A ESCOLA VAI AO TEATRO considerou entre os seus objetivos incentivar o processo de criação, estimular a produção teatral local e proporcionar aos alunos da rede pública de ensino o fácil acesso ao universo lúdico do teatro, contribuindo para formação de platéias e para o fortalecimento da economia da cultura local.

Como é do conhecimento geral, a destinação do recurso público envolve trâmites legais que são considerados burocráticos, contudo, necessários e até indispensáveis para garantir licitude e transparência aos processos.

Esclarecemos que não estamos querendo justificar com o parágrafo acima, o fato de tal solicitação de despesa está há um ano, como disse o diretor, sem pagamento.

Cabe a Secretaria da Cultura e Turismo, por meio desta Diretoria Municipal de Gestão Cultural, Programas e Projetos empreender esforços para garantir à fruição dos bens culturais locais pela sociedade civil, através dos projetos e programas culturais de benefícios coletivos oferecidos pelo executivo, entretanto, a dinâmica da atividade cultural ainda não tem sido muito bem compreendida pela burocracia, o que acaba por ocasionar situações como a relatada publicamente pelo diretor teatral.

Temos nos empenhado e nos colocado à disposição do diretor para que juntos às demais secretarias municipais responsáveis, possamos sanar o quanto antes o ocorrido e continuarmos a patrocinar a produção cultural jequieense, que tem se consolidado a partir do ano de 2009, quando mais 30 projetos culturais de proponentes da sociedade civil foram selecionados e contemplados com apoio público financeiro da Prefeitura Municipal de Jequié.

Benedito Freire Sena
Secretário da Cultura e Turismo de Jequié

Alysson Andrade
Diretor Municipal de Gestão Cultural, Programas e Projetos – SECUT/Jequié

Nenhum comentário:

Postar um comentário