quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Pesquisa sobre São João 2010 revela satisfação dos turistas e visitantes .E aponta melhorias para 2011


 Praça da Bandeira lotda no show de Flávio José

 
 
 
O ano termina e com ele muitos fatos que marcaram nossas vidas passam a fazer parte das lembranças, sem deixar de servir de experiência para o ano que bate à porta. 

O São João 2010, denominado “Xangô Menino”, em homenagem a Dominguinhos e Gilberto Gil, foi um dos momentos de maior alegria do município de Jequié. Mas, também de controvérsias e polêmicas por parte de alguns (de)formadores de opinião, que chegaram a propagar o preconceito contra a proposta temática da festa em defesa da diversidade cultural. Diversidade, diga-se de passagem, inerente aos nossos folguedos juninos, que sem a miscigenação das influências européia, afro e indígena nunca teriam alcançado as proporções da maior festa do interior nordestino. Também queriam jogar “água fria” na fogueira de São João quando tentaram demonizar as cores das bandeirolas e diminuir a importância na preferência popular pelas mega-atrações tradicionais contratadas para o palco principal. 
Neste momento de reflexão para 2011, e pensando na organização da maior festa realizada no calendário do nosso município com recursos públicos, é importante avaliar o ano que termina e se programar para o novo ano. Para tanto, nada melhor que a ferramenta certa para avaliar o verdadeiro cenário da situação. 
Junto com o fim de 2010 chegou a comprovação em números de que o São João Xangô Menino, realizado sobre os percalços da incompreensão ou má fé de alguns e alegria da imensa maioria foi coroado de méritos. Com base na pesquisa de turismo receptivo junino, realizada pela Secretaria de Turismo da Bahia SETUR-BA, a pedido da Secretaria de Cultura e Turismo do Município SECUT - Jequié, os números evidenciam o sucesso do São João Xangô Menino. 
Um resumo da pesquisa realizada durante o São João 2010 de Jequié pela empresa P&A, contratada pela SETUR-BA, foi enviado via e-mail no dia 30 de novembro à Diretoria de Turismo do Município e repassado para os meios de comunicação. Infelizmente foram poucos os veículos que resolveram avaliar e divulgar os dados. 
Vejamos algumas constatações feitas pela pesquisa encomendada pelo Governo do Estado: 
Dos entrevistados pela pesquisa, 78,3% afirmaram ter a intenção de retornar ao São João de Jequié e 86,3% recomendam a festa para outras pessoas. 
Quanto à estrutura do São João 2010, montada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com apoio de várias outras secretarias, todos os itens avaliados pelos visitantes receberam mais de 60% de aprovação: 
Observem o percentual de visitantes que avaliaram como BOM e MUITO BOM os itens da organização da festa: DECORAÇÃO (77,5%); ESPAÇO (87%); QUALIDADE DO SOM (78,4%); ILUMINAÇÃO (66,3%); ORGANIZAÇÃO (63,2%); ANIMAÇÃO: (68,9%). 
Quanto à influência de decisão para vir a Jequié no período junino, 48,3% afirmaram já conhecer a festa; 42,7% ouviram comentários de parentes e amigos e 2,3% foram influenciados por algum tipo de propaganda. Os únicos veículos de comunicação que apontaram na pesquisa como influentes na decisão foram televisão com 71,4% e outdoor com 28,6%. 
A grande maioria dos visitantes disse ter como estilo musical preferido durante a festa de São João o tradicional forró pé-de-serra (68,3%); apenas 14,3% preferem o forró eletrônico e 16,3% gostam dos dois estilos musicais. Outra curiosidade é que, apesar do grande apelo comercial e midiático em torno do Carnaval, dos visitantes entrevistados, 70,7% preferem São João ao Carnaval. 
Outros dados: O cenário de visitantes é composto por mais de 90% de pessoas provenientes de outras cidades da Bahia; São Paulo é o segundo estado de origem, com 4%. Sergipe vem em terceiro, com 2,3%. Em seguida, em menor número, vieram pessoas com residência fixa em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraíba e Goiás. Do estrangeiro, tivemos alguns portugueses e norte-americanos. 
A predominância do público é dos jovens: Cerca de 64,6% dos visitantes entrevistados estão na faixa etária entre 16 e 34 anos. Pouco mais de 35% dos turistas estão divididos entre as pessoas com mais de 35 anos de idade. 47,7% possuem ensino médio e 44%, superior completo. 
Os dados da pesquisa servem para desmitificar várias questões e embasam a organização da edição do São João 2011 que já deve começar no início do próximo semestre. Percebe-se que a divulgação merece maior atenção. No ano passado começou tardiamente por causa dos conhecidos entraves burocráticos. 
A aprovação dos visitantes aos itens referentes à estrutura da festa demonstra que os organizadores estão no caminho certo. Os números mostram que há viabilidade para promover a rede hoteleira e nossas potencialidades turísticas. A partir desta pesquisa podemos verificar pontos passíveis de melhorias na infraestrutura do município e ampliar recursos dirigidos à questões específicas. 
 
Fonte:miscelaniajuliolucas.blogspot.com

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