quinta-feira, 17 de março de 2011

Secretário de Cultura, Robério Chaves, fala sobre o São João 2011.



JN: Devido à polêmica gerada no São João do ano passado com o tema “Jequié: São João, Xangô Menino”. Como foi planejado o tema para este ano?

Robério: Realmente este tema, que não foi entendido por alguns setores da sociedade, nada tem de pernicioso, em minha opinião, como foi insistentemente comentado. Em nossa visão, que não pretende ser a visão da maioria, a equipe coordenadora do ano passado se sentiu na obrigação de massificar uma cultura mais restrita aos meios acadêmicos e culturais. Afinal o tema, inspirado na música de Gilberto Gil, que era a atração maior da Praça, não encerra em si, qualquer forma de tendência religiosa embora seja tema do sincretismo religioso genuinamente baiano assistimos ao que foi dito sobre o tema de forma perplexa, e soubemos definir o que aconteceu com muita tranqüilidade.

Fiquei a pensar e a estar percebendo uma necessidade de promover e massificar cultura e culturas variadas para que nossa comunidade saiba distinguir as verdades e mentiras sobre fato dessa natureza. “São João, Xangô Menino” foi definido com muita coragem por alguém aculturado, por alguém sábio que merece todo nosso respeito e consideração.

Interessa que para o São João 2011, temos um planejamento de toda uma estrutura necessária para que nossos festejos juninos sejam contemplados de uma organização onde cada detalhe a ser visto e executado seja voltado para o bem de um público que esteja participando da nossa festa. Intitulamos nesse ano São João é Jequié, como uma forma de propagar nossa cidade que resulte em atrair o maior número possível de visitantes de nossa região e regiões de nosso estado e outros estados.

O Joãozinho, que é o boneco que representa nossa marca oficial estará sendo usado em toda publicidade (folders, cartazes, outdoors, faixas, dentre outros) e na decoração prevista nos locais de nossos festejos. Se essa forma de planejar e organizar nossa festa não agrade e seja polemizado, seremos humildes o suficiente para que em uma próxima oportunidade possamos fazer valer a vontade da maioria de pessoas que estejam à frente dessa discussão, mesmo sendo sabedor que não atingiremos nunca uma unanimidade de opiniões.

JN: Recentemente a nossa festa foi bastante divulgada nos circuitos do carnaval de Salvador através de um trio elétrico padronizado. Isto mostra que a política de marketing será diferente este ano? Já que ano passado deixou a desejar, principalmente com a exploração de outdoors na capital baiana.

Robério: Não colocar outdoors da nossa festa na capital baiana não significa que a divulgação “deixou a desejar”. Um projeto de divulgação é elaborado a partir da disponibilidade orçamentária e financeira. Priorizamos uma divulgação mais direcionada por acreditar que atinge um publico maior. O que fizemos agora no carnaval atingiu um público que supera dezenas e dezenas de outdoors expostos. Nossa política de marketing será procurar divulgar nosso São João da mais abrangente forma possível, nas principais cidades de nosso estado. A divulgação que foi realizada nos circuitos do carnaval de Salvador vai ser estendida para a micareta de Feira de Santana e a micareta de Alagoinhas. O trio elétrico plotado alusivo a nossa festa, onde desta vez teremos Rosy e Banda junto ao casal Caxangá e Fulô, estará no circuito dessas micaretas nos seus dias de festa.

A Caravana do São João em que o casal Caxangá e Fulô é acompanhado de três casais de dançarinos e o trio forrozeiro (sanfona, zabumba e triângulo), divulgará a festa nas cidades da região e cidades de outras regiões, a exemplo de Salvador, Vitória da Conquista, Santo Antonio de Jesus, Feira de Santana, Itabuna e Ilhéus. Em Vitória da Conquista, durante a sua exposição, a Caravana estará distribuindo material publicitário de nosso São João. Em resumo, onde houve um grande publico presente em eventos nessas cidades, nossa divulgação se fará presente através de diversas formas.

Essas ações serão acompanhadas de divulgações através os meios de comunicação (rádios, jornais, televisões, blogs e serviços de som), bem como afixações de cartazes e outdoors em locais de fácil acesso ao público.

JN: Qual a expectativa de público que o governo municipal espera receber neste ano? Ainda neste contexto, com a vinda de muitos turistas e também com a participação dos próprios foliões jequieenses, que força econômica os festejos do São João tem em Jequié?

Robério: Estamos prevendo um público aproximado entre 40.000 a 50.000 visitantes em nossa cidade. Mesmo sabendo que nossos leitos em hotéis e pousadas não contemplam a demanda potencial, estamos criando uma Central do São João que terá dentre suas várias incumbências, realizar um cadastramento para posterior divulgação de imóveis que estejam sujeitos a aluguéis nos dias programados para nossa festa. Serão montados locais para camping, tendo uma infra-estrutura com total conforto e segurança, onde acreditamos que o público visitante, principalmente a juventude possa usufruir de acomodações mais baratas.

Em consulta a Diretoria de Tributos do município, verificamos que no ano passado as receitas municipais captadas no mês de junho tiveram um acréscimo de um percentual igual a 30% comparadas ao ano anterior. Para esse ano acreditamos que essa captação poderá atingir o mínimo de 50%. Não podemos mensurar os serviços indiretos resultantes da festa, nem podemos mensurar ao acréscimo de mão de obra que deverá ser contratada enquanto prestadores de serviços.

JN: Aqui o senhor poderá falar um pouco da estrutura festa, divulgando também as atrações, mostrando a grandiosidade deste evento para aqueles que ainda não o conhece.

Robério: O São João de Jequié é um dos principais eventos culturais da Bahia e costuma reunir milhares de pessoas no circuito da festa. Neste ano, a Prefeitura vai homenagear a cantora e compositora Elba Ramalho. Nos anos anteriores foram homenageados outros dois grandes nomes da música nacional: Dominguinhos e Jackson do Pandeiro.

Em Jequié, os festejos juninos têm duração de 25 dias, começando no dia primeiro de junho, com o Trezenário de Santo Antônio, que apresenta, também, vasta programação cultural.

A partir do dia 14 até o dia 25, as atenções se voltam para a Praça Ruy Barbosa, onde acontece a Vila Junina, com atrações regionais, quadrilhas e outras brincadeiras da época.

De 23 a 25 de junho teremos atrações no Palco Lateral do Mercadão e Atrações do Palco Principal na Praça da Bandeira, a exemplo de Elba Ramalho, Dominguinhos, Cavalheiros do Forró, Forrozão, Saia Rodada, Canários do Reino, Genival Lacerda e João Lacerda, são atrações já confirmadas. Cantores e bandas da cidade e da região como Rosy & Banda, Lordão, Cangaia de Jegue, entre outros, também estão confirmados. Em 2011, a festa será descentralizada com forrós promovidos pela Prefeitura em bairros, distritos e povoados nos períodos antes e após os dias de 23 a 25 de junho.

Os festejos juninos de Jequié não se resumem a programação da Prefeitura. Três forrós alternativos (Margarida, Namoral e Budega) também movimentam a cidade com grande capacidade de atrair público. Neste ano, eles vão oferecer alternativas musicais como Ivete Sangalo, Capital Inicial e Psirico.

Estamos otimistas quanto ao sucesso do evento. Desde o ano passado que a Prefeitura vem planejando o seu São João. Desde o mês de janeiro estamos realizando várias reuniões internas e com a participação de inúmeros segmentos da sociedade civil organizada para fazermos o melhor São João para o jequieense e para quem desejar curtir a festa conosco.


Fonte:www.jequienoticias.com.br 



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