Faltando dois meses para o São João, pode-se dizer que o planejamento da maior festa popular realizada em Jequié vai de vento em popa. A grade de atrações está definida, o plano de mídia traçado e as contratações de prestadores de serviços para instalação das estruturas que transformarão a cidade em um grande e festivo arraial estão em andamento.
Paralelamente a essa correria, a SECUT - Secretaria de Cultura e Turismo do Município tem mantido em plena atividade os projetos próprios, e subsidiado, em parte, outras iniciativas, além de apoiar eventos culturais realizados nos aparelhos do município.
No Teatro Municipal de Jequié acontece “Terça Cine”. Como sugere o próprio título do projeto, sempre às terças-feiras são exibidos gratuitamente filmes nos três turnos. Nas sessões da manhã e da tarde, especialmente dirigidas ao público infanto-juvenil, são exibidos filmes previamente selecionados com temáticas educativas voltados aos alunos das escolas da rede municipal de ensino e para crianças e adolescentes atendidos por programas sociais no município, a exemplo do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do ProJovem - Programa Nacional de Inclusão de Jovens.
Também fazem parte da grade fixa do Teatro Municipal, nas noites de segunda-feira, os ensaios do Coro Municipal de Jequié. Nos demais dias, as pautas do espaço estão livres para apresentação de montagens de cunho cultural nas diversas linguagens artísticas (dança, teatro, música) realizadas por produtores locais, além de outros eventos de interesse da comunidade.
Duas vezes por semana (nas segundas e quintas-feiras) o Núcleo de Educação Musical da SECUT promove aulas de violão e teclado na Casa da Cultura nos dois turnos. Ainda neste espaço cultural, com apoio da Prefeitura Municipal de Jequié, acontecem oficinas promovidas por produtores independentes: nas terças pela manhã, Tony MC coordena a Oficina de Hip Hop; aos domingos no turno matutino acontece oficina de teatro com o professor Edmundo, pela tarde é a vez do produtor Astro Brainer conduzir outra oficina teatral na Casa da Cultura.
Embora a realização do São João desprenda tempo, dedicação e grandes recursos do setor cultural do município, além de atrair os holofotes para os trabalhos da comissão criada para esta finalidade, “é sempre bom lembrar que as atividades da SECUT não se resumem à organização dos festejos juninos. As ações públicas de fomento à cultura são uma constante em nossos trabalhos”, enfatiza Robério Chaves, Secretário de Cultura e Turismo do Município.
Além das atividades atuais, o secretário informa ainda que a SECUT tem desenvolvido uma série de ações de políticas culturais para por em prática no segundo semestre de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário