Apresentação de quadrilhas e outros folguedos vão animar a praça Ruy Barbosa, transformada em Vila Junina a partir de 14 de junho |
A Secretaria de Cultura e Turismo intensifica ações de planejamento para a realização da Vila Junina, que tem a coordenação de Kátia Morbeck. Além de promover as características tradicionais do São João, a proposta para este ano é aproveitar o grande público para amplificar o fomento à cultura.
Na abertura oficial, na noite de 14 de junho, a Praça Ruy Barbosa, no centro de Jequié, estará transformada na Vila Junina. Haverá apresentação do Coro Municipal, da Caravana do São João, de Teatro Mambembe e banda de forró.
De 15 até 25 de junho, várias atividades vão animar a família jequieense. Constam no cronograma da Vila, elaborado com apoio da professora Márcia Auad, uma programação de caráter lúdico e tradicional. Não faltarão folguedos como apresentação de quadrilhas, quebra-pote, pau de sebo e concurso da rainha do milho. Praticamente todas as noites acontecerá apresentação de bandas jenuinamente de forró pé de serra.
Além disso, haverá atividades de contação de histórias com temáticas folclóricas, em parceria com o programa Proler; apresentação de dança com grupos da Fuan e da Apae, com o professor Lúcio Novaes; Dança da Vassoura, com Zélia Barros; ciranda, com estudantes de Artes da UESB; e atividades recreativas promovidas pela Secretaria de Esportes (corrida de saco, dança da laranja, corrida de limão na colher, cabo de guerra).
Participarão das atividades da Vila Junina - coordenadas pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município - as Secretarias da Educação, de Desenvolvimento Social e de Esportes.
A Vila Junina foi criada com o objetivo de valorizar as tradições e os folguedos do São João, promover atividades lúdicas e fomentar a cultura regional. A iniciativa, que completa em junho seis anos de existência, foi bem recebida, se consolidou no gosto popular e na gestão pública sendo inclusive imitada por outros municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário