sexta-feira, 17 de junho de 2011

Secut comemora mês junino com muita festa e metas cumpridas

Forró pé de serra anima público na Vila Junina

SECUT – Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié vem desempenhando um grande esforço para fazer o melhor São João que Jequié já viu. Até 25 de junho a Vila Junina, instalada na Praça Ruy Barbosa, contará com apresentações de grupos musicais pé de serra, quadrilhas, folguedos, e muitas brincadeiras de cunho cultural. De 23 a 25 o arraial toma conta das principais praças e ruas do centro da cidade. À Vila Junina se somarão o palco principal na Praça da Bandeira onde se apresentarão grandes artistas como Elba Ramalho, Dominguinhos, Saia Rodada e Cavaleiros do Forró e o palco lateral do antigo Mercado Municipal por onde passarão muitas atrações locais para animar o público nas imediações das barracas de alimentação.
Homenagem: Teatro Mambembe conta
história de Elba Ramalho


Cultura participativa: apresentações artísticas e quadrilhas

Público de todas as idades se diverte com apre-
sentações artísticas, folguedos e brincadeiras culturais

Mesmo com esforços concentrados no São João e uma equipe delimitada por necessidades de contenção de despesas com pessoal para o cumprimento de exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, a SECUT não deixou a obrigação de cuidar das outras atividades voltadas para o fomento da Cultura. Dos compromissos firmados na primeira ação do atual gestor da pasta, Robério Chaves, que foi a convocação de reunião com membros do Conselho Municipal de Cultura, muito foi feito no primeiro semestre: todos os processos pendentes de prestação de serviços foram viabilizados e estão sendo sanados até o final de junho. A situação do Centro de Cultura ACM, foi finalmente resolvida. Em reunião (20/05) entre o prefeito Luiz Amaral e o secretário de cultura do município, Robério Chaves, com Albino Rubim, secretário de Cultura da Bahia, ficou definido que o Centro de Cultura de Jequié passaria a ser gerido pela FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia.

No dia 1º de junho a SECUT/Jequié mudou-se para a Casa da Cultura, onde funciona provisoriamente durante o período junino a Central do São João. Em breve, após conclusão de reforma do antigo prédio Nestor Ribeiro, onde abrigará o Memorial Casa das Etnias, a estrutura administrativa da SECUT e o Conselho Municipal de Cultura se instalarão definitivamente.
Ações como apoio aos produtores de teatro, oficina de hip-hop, aulas de música, ensaios do Coro Municipal de Jequié, residente no Teatro Municipal, onde também são disponibilizadas gratuitamente pautas para apresentações essencialmente culturais, são algumas atividades em curso, Para o 2º semestre a SECUT desenvolveu um cronograma de ações para atender todas as linguagens artísticas no município.
Outra boa notícia foi a recuperação total da Biblioteca Móvel Luís Cotrim. Completamente adequada para levar o incentivo à leitura para os bairros, distritos e povoados do município, através de atividades como empréstimos de livros, rodas de leitura, histórias com fantoches, oficinas lúdicas, projeção de filmes, jogos interativos, abertura de espaço para apresentações culturais. (FOTOS: Zenilton Meira - Secom/Jequié)
(Artigo publicado originalmente no Jornal Novos Tempos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário