A atual diretora dos espaços culturais da FUNCEB - Fundação Cultural do Estado da Bahia, esteve ontem(27), em Jequié, para uma visita técnica ao Centro de Cultura ACM. Giuliana Kauark, esteve ainda com o Prefeito Luiz Amaral, acompanhado do secretário da Cultura e Turismo, Bené Sena, para discutir os rumos de um dos mais importantes equipamentos de cultura do interior do estado da Bahia, espaço que vem merecendo reparos estruturais e manutenção de equipamentos com certa urgência.
Desde a sua inauguração, o Centro de Cultura ACM, esteve sob a gestão da Prefeitura Municipal de Jequié, contudo, sem nenhum instrumento que definisse as responsabilidades mútuas entre estado e município (Convênio de Cooperação Técnica), o que possibilitaria ao município de Jequié, do ponto de vista legal, custear algumas despesas indispensáveis ao pleno funcionamento do espaço cultural. O prefeito Luiz Amaral sugeriu que o estado realize um trabalho de recuperação do espaço. Feito isso, o município de Jequié se disponibiliza a firmar covênio junto à Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio da sua vinculada "Funceb", com vistas à deixarem claras as competências, e a partir de então, garantir a mantenção do Centro Cultural, proporcionando condições plenas de utilização pelas produções.
"Jequié dispõe de outros espaços destinados às manifestações culturais, que também geram despesas consideráveis, e estas despesas são pagas pelo povo que mantém em dia seus impostos. A Prefeitura de Jequié, por meio da SECUT está realizando uma importante recuperação e requalificação da Casa da Cultura Pacífico Ribeiro. Logo estaremos também iniciando a reforma do antigo prédio Nestor Ribeiro, onde funcionará o Memorial Casa das Etnias. O Teatro Municipal (Palácio das Artes) também já está precisando de novos reparos. Nos sentimos responsáveis solidários para com o Centro de Cultura ACM, e o orçamento da Secretaria Municipal da Cultura, sozinho, não consegue manter os projetos, os programas, um grande São João, e ainda todos os espaços funcionando. É preciso haver de fato, colaboração, parceria" explica o secretário Bené Sena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário