O tema do São João de Jequié “São João xangô menino” tem sido objeto de discussão na sociedade. Para alguns setores tudo não passa de um posicionamento preconceituoso, de intolerância religiosa e até falta de informação. O MOCAMBO ODARA e a UNEJE, duas organizações do Movimento Negro de Jequié expressam apoio ao tema escolhido e demonstram que o Brasil contemporâneo não aceita e condena toda e qualquer forma discriminação.
“Nós, Movimento Negro Mocambo Odara, queremos por meio deste, parabenizar o secretário de Cultura e Turismo, Benedito Sena, e toda a sua equipe, pela escolha do tema do São João de Jequié/2010. Além de dar importância à história da música nordestina, quando homenageia Dominguinhos, retoma a bela música “São João, Xangô Menino”, composta por Gil e Caetano, que também faz referência a este grande artista da música popular brasileira, que inovou a arte do seu mestre Luiz Gonzaga.
Parabéns, Bené, por trazer para nós, Movimento Negro e comunidade jequieense a possibilidade de nos encontrar com nossas raízes, ouvir/ver uma música de qualidade e sair de casa com a família sabendo que ao chegar à praça encontraremos um espaço aconchegante, artistas e músicas que tratam a todos(as) com respeito e dignidade”.
“A UNEJE (União dos Negros e Negras de Jequié) parabeniza a Secretaria de Cultura e Turismo do Município pela feliz escolha do tema do São João 2010: “Jequié São João, xangô menino”. É uma demonstração de que o secretário Bené Sena e o demais integrantes desta secretaria estão em sintonia com os avanços da sociedade, que não aceita nenhum apartheid social ou menosprezo às diversas culturas que formam uma nação, como a dos afrodescendentes no Brasil, uma etnia historicamente discriminada, apesar de ser um dos pilares da construção do Brasil.
Portanto, na terra de Castro Alves, o poeta da liberdade e da abolição, de Gilberto Gil e do berço miscigenação brasileira, é mais que justo resgatar o significado simbólico do São João - um típico festejo nordestino -, também considerando a elaboração cultural dos negros brasileiros, que com as outras etnias constroem este novo Brasil”.
Fonte - Sala de Imprensa PMJ
pithon de feira manda um abraço e manda um abraço!
ResponderExcluir