Junho só começa na próxima terça-feira, mas a programação de festas juninas já agita o Rio neste fim de semana. A agenda vai ser aberta em alto estilo, com o São João Carioca, um arraiá que acontece neste sábado, a partir das 14h, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. E o melhor: a entrada é gratuita.
Quem está por trás do megaevento é Gilberto Gil, um apaixonado por festas juninas desde criança, e que aproveita a ocasião para lançar seu mais novo CD, “Fé na festa”.
— Queremos retomar a tradição das festas de São João no Rio — conta Gil, que, aniversariante do dia 26 de junho, invariavelmente comemora mais um ano de vida com um... arraiá: — Este ano vai ser em Jequié, na Bahia — adianta.
O arraiá tem tudo o que uma festa do gênero precisa ter, como comidas e bebidas típicas e brincadeiras. Mas o grande atrativo é a programação musical. A partir das 20h, se apresentam com Gil Alcione, Gal Costa, Mart'nália, Preta Gil, Vanessa da Mata e Zeca Pagodinho. Antes disso, às 17h, já tem show com repentista, sanfoneiro e, às 19h, o DJ Zé Pedro mixa clássicos do forró e da MPB.
Sobre a escolha dos convidados, que a princípio não têm relação com o mundo da festa junina, Gilberto Gil explica:
— Todos vão cantar no seu estilo próprio, mas sob a égide de triângulo, zabumba e companhia — avisa.
Quentão, canjica e forró com objetivo de fazer o bem
Nesse fim de semana também acontece o tradicional Roça in Rio. O Arraial da Providência vai de sexta-feira a domingo no Jockey Club (Avenida Borges de Medeiros s/n, Gávea) e, em sua sétima edição, continua a ter as atrações que fizeram a festa entrar para o calendário fixo da cidade.
Este ano, o tão aguardado casamento na roça vai ter duas noivas e dois noivos: a ex-BBB Lia e três atores do programa “Zorra total”: Dig Dutra, a Maria Abadia, Jone Brabo, o Brutão, e Wagner $, que interpreta o menino Gabriel.
A entrada para a festa custa R$ 20 (crianças com até um metro de altura não pagam), e, como já é de praxe, toda a renda será revertida para o Banco da Providência, instituição que atende a 20 mil pessoas por ano.
A música fica por conta do forró dos trios Pé de Serra (sexta-feira), Remelexo (sábado) e Virgulino (domingo). Os shows acontecem a partir das 22h.
A festa junina tem grandes números: em oito mil metros quadrados, onde estarão montadas as barracas, palcos e áreas de diversão, são esperadas cerca de 25 mil pessoas nos três dias de evento.
Assim como aconteceu em 2009, o Roça in Rio vai ter uma minifeira de artesanato, com 300 metros quadrados e estandes que vão vender produtos típicos de países como Índia, Indonésia, Turquia, Tunísia, Quênia, Senegal, Líbano, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Nesta sexta-feira o Arraial da Providência vai das 17h à 1h. Sábado e domingo, tem festa das 13h à 1h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário